Onde contratar projeto de adequação da NR 12

Projeto de adequação da NR 12: a importância para o engenheiro de SST

De acordo com a NR 12, é responsabilidade da empresa a saúde e segurança do trabalhador, garantindo a integridade física dos mesmos. Nesse sentido, a adoção das medidas de proteção para o uso seguro de máquinas e equipamentos é dever do empregador.

O engenheiro de segurança do trabalho tem papel essencial no projeto de adequação da NR 12, visto a necessidade da criação de medidas coletivas e individuais de segurança. Não somente, medidas administrativas previstas pela NR 12 devem ser executadas por esse profissional, que tem o maior conhecimento da área.

Para esclarecer melhor a presença do engenheiro de segurança do trabalho no projeto de adequação da NR 12, continue a leitura do artigo!

Projeto de adequação da NR-12

O projeto de adequação da NR 12 tem como objetivo assegurar a saúde do trabalhador, garantindo melhores condições de trabalho para aqueles que lidam com máquinas, prensas, injetoras e equipamentos de uso geral.

A presença do engenheiro de segurança é essencial para que as medidas de proteção coletiva previstas pela NR 12 sejam efetivadas. Entre elas, podemos citar:

  • Implantação de proteções físicas fixas nas áreas de risco;
  • Enclausuramento de sistemas de transmissão por correias e polias;
  • Circuitos de parada de emergência;
  • Chaves de segurança;
  • Sensores de presença;
  • Controles de desarme de segurança, entre outros.

As medidas de proteção individual também devem ser levadas em consideração no projeto de adequação da NR 12. Nesse sentido, é de suma importância a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), prevendo o tempo de exposição a fatores de riscos.

Mesmo com as medidas citadas acima, é necessário que os funcionários estejam treinados para trabalhar nesses ambientes. Por isso, as medidas administrativas são aquelas que gerem os processos de treinamento dos colaboradores. Além disso, ainda no arco administrativo, a empresa deve adotar uma política de manutenção preventiva de seus equipamentos, diminuindo a probabilidade de falhas técnicas.

A importância do engenheiro de segurança do trabalho na adequação

Para se adequar às exigências da NR 12, as empresas precisam manter atualizados documentos e requisitos importantes. Nesse sentido, é responsabilidade do engenheiro de segurança do trabalho realizar a implementação das alterações necessárias para estar de acordo com a normativa. Assim, o engenheiro de segurança do trabalho é encarregado, entre outras funções, de gerenciar e pôr em prática os seguintes requisitos:

  • Análise de Risco

O documento de análise risco é responsável por mapear os riscos inerentes de cada máquina. Após o mapeamento, é possível analisar como reduzi-los.

A elaboração da análise de risco é feita com base na NBR ISO 12.100:2013 – Segurança de máquinas — Princípios gerais de projeto — Apreciação e redução de riscos e na ISO TR 14121-2:2012 – Safety of machinery – Risk assessment.

  • Diagnóstico

Complementar a Análise de Risco, o diagnóstico é um checklist básico contendo o item da norma que atua sobre o equipamento, a evidência de cumprimento à NR 12 e a conclusão.

  • Plano de ação para adequação

Após a análise e diagnóstico, é necessário um plano de ação que sirva como uma ferramenta de gerenciamento Dessa forma, é possível alcançar a meta final de adequação das máquinas e equipamentos. Através do plano de ação o profissional responsável pode gerar um cronograma para realizar as adequações.

Esse plano de ação precisa responder  às seguintes questões para que seja realmente efetivo:

O que é preciso fazer a fim de estar de acordo com todas as exigências da NR 12? Como devo proceder para fazer as adequações necessárias? Quem está qualificado a fim de cuidar dos procedimentos de adequação à NR 12? Quando todos os procedimentos irão começar e quando serão concluídos? Quanto em recursos financeiros e humanos é preciso a fim de cumprir o exigido?

É válido salientar que a contratação de uma equipe especializada na área de NR 12 é de extrema importância para que todos os requisitos desta norma sejam cumpridos. Por isso, a London SST pode te auxiliar nessa tarefa!

Para mais informações sobre adequação e modernização, acesse o nosso site (www.londonsst.com.br) e conheça os nossos serviços! Gostou do conteúdo? Acesse o nosso blog e confira mais artigos sobre a NR 12. Até mais!

, ,
Post anterior
Adequação de máquinas e equipamentos: como iniciar conforme a NR-12?
Próximo post
Qual a função da segurança do trabalho dentro das organizações?

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Menu