Acidentes de trabalho são eventos evitáveis que causam grande impacto financeiro e social. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho e cerca de dois milhões de mortes por ano em todo o mundo. Os acidentes de trabalho ocorrem principalmente por negligência das empresas, com a má gestão de Saúde e Segurança e ações inseguras dos colaboradores.
São diversos os custos envolvidos em um acidente de trabalho, desde aqueles relacionados aos primeiros socorros, ao atraso da entrega das mercadorias. Dessa forma, toda a cadeia produtiva é afetada com a ocorrência dos acidentes de trabalho.
Nesse artigo elencamos os principais custos que a sua empresa pode ter com um acidente de trabalho.
Acompanhe a leitura.
Os custos com os acidentes de trabalho
No Brasil, os custos com acidentes de trabalho ultrapassam R$ 100 bilhões ao ano, segundo estimativas de estudo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), ligada à Universidade de São Paulo (USP).
É difícil calcular os valores exatos que são despendidos em cada organização. Contudo, é inegável que os acidentes implicam em muitas despesas, que muitas vezes são completamente perceptíveis.
Os principais custos relacionados aos acidentes de trabalho são:
-
Perca de saúde do funcionário
A preocupação com saúde do funcionário deve estar em primeiro lugar quando pensamos nos custos relacionados aos acidentes de trabalho. Esses eventos podem causar lesão corporal, perturbação funcional que cause a morte e a redução da capacidade para o trabalho.
-
Perda de horas trabalhadas
Quando ocorrem acidentes do trabalho, a produção do ambiente é parada e são dedicadas horas de trabalho de funcionários e supervisores na ajuda do acidentado e na investigação das causas do acidente.
Ainda, devido ao impacto psicológico, ocorre a diminuição da produtividade da equipe sendo assim mais um custo.
-
Afastamentos
A empresa enfrenta o custo com afastamento do empregado, promovendo o pagamento do seu salário integral durante os 15 primeiros dias, sem ele estar trabalhando na empresa. Em consequência disso, horas extras precisam ser pagas para suprir o atraso da produção.
-
Indenizações e custos previdenciários
Com a ocorrência de um acidente de trabalho, frequentemente surgem despesas jurídicas para a defesa da empresa, caso o empregado decida processá-la, solicitando indenização pelos danos sofridos.
Os acidentes de trabalho continuam a gerar custos elevados para a Previdência Social. Em 2023, esses custos ultrapassaram os R$ 1 bilhão, de acordo com dados do Ministério Público do Trabalho. Esse impacto financeiro significativo ressalta a importância de investir em medidas de prevenção e segurança no ambiente laboral, não apenas para proteger os trabalhadores, mas também para reduzir os custos associados a acidentes de trabalho.
-
Perdas materiais
Nos custos devem ser acrescentados os prejuízos materiais dos equipamentos danificados, como as despesas de reparo e substituição de peças.
A importância da assessoria e consultoria para evitar esses custos
Ao Investir na gestão da Saúde e Segurança do Trabalho, a organização pode reduzir a eventualidade dos acidentes de trabalho e, consequentemente, os custos financeiros e sociais que são causados.
Assim, se você deseja ter a melhor equipe cuidando da Saúde e Segurança do Trabalho em Londrina – PR, conte com a London SST. Nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco agora mesmo para conhecer mais sobre os nossos serviços através do link www.londonengenharia.com.br.
Gostou do conteúdo? Acesse o nosso blog e confira mais artigos sobre segurança do trabalho!