o que é PMO?

GRO: quais as funções na saúde e segurança do trabalho

A Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é uma área complexa e fundamental em qualquer empresa. É através da SST que se aplicam as regras determinadas pela legislação, especialmente as Normas Regulamentadoras.

Gerir todos os processos relacionados à Saúde e Segurança não é uma tarefa simples, pois envolve muitos setores da empresa, além de exigir o acompanhamento de todos os funcionários e atividades no ambiente de trabalho.

Nesse contexto, o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) desempenha um papel estratégico dentro das organizações, contribuindo para o alinhamento e a eficiência dos projetos relacionados a essa área.

Neste artigo, abordaremos os seguintes tópicos para esclarecer suas dúvidas sobre essa estratégia de gestão:

•O que é o GRO?

•Funções do GRO na Saúde e Segurança do Trabalho

•Por que contratar um GRO em Saúde e Segurança do Trabalho para sua empresa?

Acompanhe a leitura!

O que é o GRO?

O Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) é o departamento responsável por definir e manter os padrões de gerenciamento de riscos na empresa, visando otimizar o controle e a execução das iniciativas organizacionais.

O GRO pode ser aplicado em diversos setores, gerenciando de forma coordenada e centralizada as iniciativas do negócio. No contexto da Saúde e Segurança do Trabalho, esse departamento atua no acompanhamento dos indicadores de projetos, apoiando os gestores na tomada de decisões e disseminando boas práticas e metodologias para que as ações relacionadas à SST sejam implementadas conforme as necessidades da empresa e em conformidade com a legislação.

Como funciona o GRO na Saúde e Segurança do Trabalho?

O Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) é o departamento responsável por definir e manter os padrões de gerenciamento de riscos na empresa, visando otimizar o controle e a execução das iniciativas organizacionais.

O GRO pode ser aplicado em diversos setores, gerenciando de forma coordenada e centralizada as iniciativas do negócio. No contexto da Saúde e Segurança do Trabalho, esse departamento atua no acompanhamento dos indicadores de projetos, apoiando os gestores na tomada de decisões e disseminando boas práticas e metodologias para que as ações relacionadas à SST sejam implementadas conforme as necessidades da empresa e em conformidade com a legislação.

Entre as funções desenvolvidas por um GRO em Saúde e Segurança do trabalho podemos citar:

  • Gestão de projetos

A aplicabilidade do GRO está diretamente relacionada com a gestão de projetos de Segurança e Saúde no trabalho. Para isso, a assessoria leva em consideração fatores relevantes a SST que estão intimamente relacionados a aspectos legais, normativos e comportamentais, de forma a controlar os riscos das atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho.

Os métodos adotados são lógicos e baseados em experiência, tendo por objetivo levar ao processo de decisão o que é necessário fazer, como fazer melhor e a forma de acompanhar o desenvolvimento e o progresso. Dessa forma, o GRO direciona a empresa para os objetivos estabelecidos.

  • Administração de Segurança do trabalho

É atribuído ao Escritório de Gerenciamento de Projetos a Administração do SST. As atividades desenvolvidas nessa área são com o intuito de gerar uma melhor organização e melhoria do fluxo e processo de trabalho.

As funções administrativas são divididas em quatro pilares: planejar, organizar, executar e controlar. Nesse sentido, é com a boa administração que é possível cumprir a legislação exigida no país, com a atualização das documentações e procedimentos dentro dos prazos exigidos.

  • Projetos em Saúde e Segurança do Trabalho

As políticas de Saúde e Segurança do trabalho estão diretamente relacionadas a outros indicadores do seu negócio, como despesas, reputação, engajamento, produtividade e organização. Se a sua empresa ainda não tem projetos de SST com programas de proteção contra acidentes, o GRO é um excelente auxílio técnico para desenvolver o seu projeto.

  • Análise de risco

E por falar em Projetos em Saúde e Segurança do Trabalho, ao desenvolver esse tipo de atividade, é necessário em primeiro lugar desenvolver uma análise de riscos e de comportamento do ambiente de trabalho.

O GRO tem a função de realizar essa identificação, com análises completas e contínuas sobre todos os riscos envolvidos nos diferentes setores de atuação da sua empresa, desde os que envolvem fábricas ou até mesmo em ramos administrativos ou escritórios.

Para essa atividade, é necessário realizar o levantamento de informações sobre ocorrências de acidentes, histórico de doenças ocupacionais e também o que os funcionários pensam sobre segurança no trabalho.

  • Geração da Matriz de gravidade, urgência e tendência

O Gerenciamento dos Riscos Ocupacionais para o SST gera a Matriz de Priorização de GUT. Essa ferramenta tem como objetivo priorizar as ações de forma racional, levando em consideração os seguintes itens para escolher a tomada de ação menos prejudicial:

  • Gravidade: a intensidade, profundidade dos danos que o problema pode causar se não se atuar sobre ele
  • Urgência: o tempo para a eclosão dos danos ou resultados indesejáveis se não se atuar sobre o problema
  • Tendência: o desenvolvimento que o problema terá na ausência de ação.
  • Plano de ação

Após os estudos e análises realizados na empresa, o GRO cria um plano de ação. Esse documento descreve a visão sobre a Segurança e Saúde do Trabalho da empresa, através de políticas e diretrizes que devem ser seguidas para garantir condições seguras para os trabalhadores.

O plano de ações define os procedimentos para identificar e comunicar acidentes de trabalho, analisar as causas-raiz, executar inspeções ou auditorias sobre a conformidade dos requisitos exigidos pelas Normas Regulamentadoras (NRs).

Por que contratar um GRO terceirizado em para sua empresa?

O GRO desempenha funções cruciais para que os projetos de Saúde e Segurança do Trabalho sejam executados com sucesso. Através de metodologias consolidadas de gestão de riscos, essas ações são alinhadas aos objetivos da gestão, resultando em menor índice de erros e projetos de qualidade.

A London SST é especialista em GRO em Segurança do Trabalho, com a melhor equipe para cuidar da SST da sua empresa. Entre em contato conosco agora mesmo para conhecer mais sobre nossos serviços, através do link (www.londonsst.com.br).

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