Ações de segurança do trabalho

Qual a função da segurança do trabalho dentro das organizações?

O investimento em segurança do trabalho é essencial para os trabalhadores, visto a minimização de riscos presentes no ambiente laboral graças às medidas preventivas elaboradas pela SST.

Os recorrentes relatórios divulgados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que os acidentes e doenças diretamente relacionadas ao ambiente de trabalho têm estatísticas alarmantes. De acordo com a OIT, cerca de cinco mil trabalhadores morrem por dia no mundo em decorrência de acidentes de trabalho.

Continue a leitura para saber mais sobre as atribuições da segurança do trabalho dentro das organizações!

O papel da área de SST

As organizações são responsáveis por estudar a legislação trabalhista vigente e garantir que ela seja seguida, com o estabelecimento de procedimentos e programas voltados para essa função. Dessa forma, o ambiente de trabalho se torna mais seguro e agradável para a execução das tarefas diárias.

É dever da área de SST criar a cultura organizacional voltada à promoção da saúde e segurança no ambiente laboral. Esses conhecimentos são adquiridos através de treinamentos realizados periodicamente, e práticas que se tornam rotineiras no dia a dia dos trabalhadores. É de suma importância que os ensinamentos sejam absorvidos pelos colaboradores, para que estes executem as atividades de forma segura.

Para ambientes livres de acidente, é função da segurança do trabalho garantir a adequação das máquinas e equipamentos presentes no canteiro. Dessa forma, são reduzidos os riscos de danos físicos aos trabalhadores.

A importância das NR’s para as funções da segurança do trabalho

As Normas Regulamentadoras (NR’s) são um conjunto de requisitos e procedimentos da área de saúde e segurança do trabalho, que devem ser respeitadas por empresas privadas e órgãos públicos que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

As NR’s são legislações de suma importância para o trabalho da área de SST, são elas que direcionam o que é autorizado ou não por lei, para que as ações das empresas estejam em conformidade com as normas, trazendo segurança para os trabalhadores.

Diretrizes relacionadas ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – o PCMSO são regulamentadas pela NR 7. Essa norma tem por objetivo a preservação da saúde do conjunto dos colaboradores, em todos os ramos de atividades. Nesse sentido, é função da Segurança do Trabalho promover ações que visam a efetivação dessa legislação.

Outro exemplo de norma regulamentadora que deve ser efetivada pela Segurança do Trabalho é a NR 9. Esta norma estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores.

As ações realizadas pela segurança do trabalho trazem resultados positivos tanto para os funcionários, quanto para a empresa. Redução de acidentes, menor custo de produção e melhoria do clima organizacional são apenas alguns dos diversos benefícios atribuídos ao investir nessa área.

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso blog e confira mais artigos sobre segurança do trabalho!

A London SST é a solução de engenharia em segurança do trabalho para você! Para mais informações sobre adequação e modernização às NR’s , acesse o nosso site (www.londonsst.com.br)  e conheça os nossos serviços.

NR's, Prevenção de acidentes, Segurança do Trabalho
Post anterior
Projeto de adequação da NR 12: a importância para o engenheiro de SST
Próximo post
Modernização das NR’s: O que é preciso levar em consideração?

Posts relacionados

Deixe uma resposta