Segurança do Trabalho qual o objetivo em empresas novas

Segurança do Trabalho: qual o objetivo em empresas novas?

A segurança do trabalho tem como objetivo garantir um ambiente laboral sem riscos para os trabalhadores, por meio de estudos e técnicas específicas, para analisar as possíveis causas de acidentes.

Nesse sentido, se você está abrindo uma empresa nova, independente do ramo, é necessário que a sua organização invista tempo e recursos para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, protegendo a integridade física do trabalhador.

Para te ajudar a organizar esse setor importantíssimo da sua empresa, nesse artigo abordaremos alguns tópicos sobre o que deve ser feito a respeito da SST ao abrir uma empresa nova.

Acompanhe a leitura.

Cumprir as normas regulamentadoras de Segurança do Trabalho

Todas as atividades da segurança do trabalho são regidas por Normas Regulamentadoras. No Brasil, existem 35 NR’s ativas que determinam como deve ser desenvolvido o trabalho da segurança em cada tipo de empresa.

Assim, se você deseja abrir um novo estabelecimento, é necessário estar a parte dos procedimentos exigidos nas NR’s, para que a sua empresa funcione de acordo com a lei. É válido salientar que sanções e penalidades são impostas em caso de descumprimento da legislação.

Investir em equipamentos e máquinas seguras

Ao abrir uma empresa nova, é necessário analisar do ponto de vista da segurança quais são os equipamentos e máquinas utilizados. Estes devem seguir as orientações e requisitos mínimos da NR 12, a normativa que apresenta informações sobre as adequações, manuseio e manutenção de máquinas e equipamentos.

Ao conhecer a NR 12, o gestor tem dimensão de como criar um ambiente livre de riscos, com a implantação de barreiras, dispositivos, sensores, automação, entre outros equipamentos que servem para manter a segurança dos trabalhadores que operam essas máquinas.

Equipamentos defasados são um risco para a saúde do trabalhador. Por isso, as empresas novas precisam estar atentas sobre o investimento de máquinas mais modernas e que apresentem menos danos físicos aos colaboradores.

Mapear os riscos de segurança no trabalho

A análise de risco das atividades desenvolvidas na empresa é uma ação imprescindível para a segurança do trabalho. É necessário realizar o levantamento das causas e compreender o que poderia ser feito diferente para evitar os riscos.

Através do mapeamento, é possível identificar se o acidente pode ocorrer por falhas de segurança, perigo relacionado a máquina, equipamento ou equipamento, riscos relacionados ao ambiente, como os biológicos e químicos, ou comportamentos humanos nocivos. Dessa forma, é possível eliminar o problema pela raiz.

Treinar a equipe de trabalho

Mesmo que a empresa busque métodos seguros e invista em máquinas e equipamentos que reduzam os riscos de acidente, sem a cultura de segurança é impossível eliminar os perigos. Por isso, o treinamento é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento dos colaboradores, visto que estes entendem quais são os riscos relacionados às suas atividades.

Se você deseja ter a melhor equipe cuidando da Saúde e Segurança do Trabalho em Londrina – PR, conte com a London SST. Nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco agora mesmo para conhecer mais sobre os nossos serviços através do link (www.londonsst.com.br).

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso blog e confira mais artigos sobre segurança do trabalho!

, ,
Post anterior
Segurança do Trabalho em Londrina – PR: o que preciso para minha empresa?
Próximo post
Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Menu