a importância da psicologia ocupacional

Psicologia ocupacional: benefícios dos cuidados psicológicos

Dentro da área da saúde ocupacional existem diversos segmentos de cuidados com o trabalhador, preservando o bem-estar físico, emocional e social. Nesse sentido, a psicologia ocupacional é a área voltada para o contexto da saúde mental do trabalhador.

Muitas funções dentro de uma organização causam estresse, ansiedade e casos de Burnout por pressão excessiva. Assim, o acompanhamento psicológico desses funcionários é necessário para manter a saúde mental.

Dessa forma, as avaliações psicológicas dos empregados e também o acompanhamento de profissionais da área é essencial para prevenir, tratar e melhorar a qualidade de vida no trabalho.

Nesse artigo abordaremos a importância e as vantagens da psicologia ocupacional, continue a leitura e conheça mais!

A importância da psicologia ocupacional

Os cuidados psicológicos ocupacionais envolvem ações como análise do comportamento humano individual e em grupo, identificando os fatores de risco à saúde mental do trabalhador, a fim de eliminá-los ou reduzi-los.

É através da psicologia ocupacional que são feitas as análises para promover melhorias na empresa. Essa área é de suma importância para o setor de recrutamento, seleção e treinamento, visto que as práticas da psicologia ocupacional relacionam o perfil do funcionário com o perfil do cargo.

Além das atividades de avaliação individuais, o acompanhamento psicológico nas organizações envolve ações coletivas, como palestras motivacionais e informativas.

Benefícios da psicologia organizacional

Ao investir nos cuidados psicológicos na empresa ocorre o aumento da produtividade. Isso porque funcionários saudáveis e satisfeitos oferecem mão-de-obra eficiente e de qualidade. Com a mente tranquila, o trabalhador consegue trabalhar melhor. Por isso, a psicologia ocupacional ajuda a encontrar as melhores respostas para possíveis problemas dos colaboradores.

A rotatividade de funcionários também é reduzida. É certo que em um ambiente bom para trabalhar é garantido a continuidade do profissional. A redução do turnover diminui os custos do RH com seleções de novos funcionários.

Manter a saúde mental do trabalhador em dia é sinônimo de redução do índice de doenças e acidentes de trabalho. Isso porque as preocupações e estresses diários causam desatenção das pessoas, um recorrente risco dentro do ambiente laboral.

A imagem social da empresa também é beneficiada quando esta se preocupa com os cuidados psicológicos dos seus colaboradores. Com isso, ocorre o crescimento da empresa e reconhecimento social, gerando a conquista de novos parceiros e clientes.

Para os empregados, a psicologia ocupacional traz diversas vantagens, as avaliações e o acompanhamentos destes por profissionais da área elimina fatores de risco para depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos.

É através dos cuidados psicológicos que o trabalhador aumenta a confiança em si, adquirindo novas habilidades, como os Soft Skills e novos conhecimentos. Consequentemente, a satisfação em trabalhar na empresa aumenta e junto com ela, o desempenho.

Se você deseja ter a melhor equipe cuidando da Saúde e Segurança do Trabalho em Londrina – PR, conte com a London SST. Nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco agora mesmo e para conhecer mais sobre os nossos serviços através do link (www.londonsst.com.br).

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso blog e confira mais artigos sobre segurança do trabalho!

, ,
Post anterior
Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho
Próximo post
Acidentes de trabalho: você sabe quanto eles custam?

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Menu