o que é PMO?

PMO: quais as funções na saúde e segurança do trabalho

A Saúde e Segurança do Trabalho é uma área bem complexa em uma empresa. É através da SST que são aplicadas as regras determinadas pela legislação, principalmente as Normas Regulamentadoras.

Gerir todos os processos que envolvem a Saúde e Segurança não é uma tarefa fácil, isso envolve muitos setores de uma empresa, com o acompanhamento de todos os funcionários e atividades que ocorrem no ambiente laboral.

Dessa forma, com o intuito de otimizar a gestão de SST, o PMO em Saúde e Segurança do trabalho possui um papel estratégico dentro das organizações, contribuindo para o alinhamento dos projetos relacionados a essa área.

Para esclarecer suas dúvidas quanto essa estratégia de gestão, nesse artigo abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é o PMO?
  • Funções do PMO na saúde e segurança do trabalho
  • Por que contratar um PMO em Saúde e Segurança do Trabalho para sua empresa?

Acompanhe a leitura!

O que é o PMO?

O Project Management Office (PMO), traduzido como Escritório de Gerenciamento de Projetos, é o departamento responsável por definir e manter os padrões de gerenciamento de projetos na empresa, a fim de otimizar o controle e a execução de propostas da organização como um todo ou de uma área específica.

De acordo com essa definição, o PMO pode ser aplicado em diversos setores dentro de uma empresa, desenvolvendo o papel de gerenciar de forma coordenada e centralizada as iniciativas do negócio.

Se tratando de um Project Management Office para Saúde e Segurança do trabalho, esse departamento ou prestador de serviços atua no acompanhamento dos indicadores de projetos, apoiando os gestores da empresa a tomar decisões. Além disso, dissemina boas práticas e metodologias para que as ações relacionadas a SST sejam aplicadas de acordo com as necessidades da empresa, cumprindo os requisitos da legislação.

Como funciona o PMO na Saúde e Segurança do Trabalho?

Em primeiro lugar, o Escritório de Gerenciamento de Projetos funciona como uma assessoria para a empresa. Essa terceira tem como objetivo prestar consultoria relacionada aos projetos de Saúde e Segurança do Trabalho, prestando serviços de gestão dos projetos que devem ser implementados na organização, ou atuar na adequação da estrutura de SST presente na empresa.

O Project Management Office é um negócio que tem alto conhecimento relacionado ao projeto, com experiência de casos semelhantes. Nesse sentido, os PMOs em Saúde e Segurança podem agregar na sua organização a vivência de outros projetos similares, a fim de garantir a melhor gestão para o seu negócio.

Entre as funções desenvolvidas por um PMO em Saúde e Segurança do trabalho podemos citar:

  • Gestão de projetos

A aplicabilidade do PMO está diretamente relacionada com a gestão de projetos de Segurança e Saúde no trabalho. Para isso, a assessoria leva em consideração fatores relevantes a SST que estão intimamente relacionados a aspectos legais, normativos e comportamentais, de forma a controlar os riscos das atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho.

Os métodos adotados são lógicos e baseados em experiência, tendo por objetivo levar ao processo de decisão o que é necessário fazer, como fazer melhor e a forma de acompanhar o desenvolvimento e o progresso. Dessa forma, o PMO direciona a empresa para os objetivos estabelecidos.

  • Administração de Segurança do trabalho

É atribuído ao Escritório de Gerenciamento de Projetos a Administração do SST. As atividades desenvolvidas nessa área são com o intuito de gerar uma melhor organização e melhoria do fluxo e processo de trabalho.

As funções administrativas são divididas em quatro pilares: planejar, organizar, executar e controlar. Nesse sentido, é com a boa administração que é possível cumprir a legislação exigida no país, com a atualização das documentações e procedimentos dentro dos prazos exigidos.

  • Projetos em Saúde e Segurança do Trabalho

As políticas de Saúde e Segurança do trabalho estão diretamente relacionadas a outros indicadores do seu negócio, como despesas, reputação, engajamento, produtividade e organização. Se a sua empresa ainda não tem projetos de SST com programas de proteção contra acidentes, o PMO é um excelente auxílio técnico para desenvolver o seu projeto.

  • Análise de risco

E por falar em Projetos em Saúde e Segurança do Trabalho, ao desenvolver esse tipo de atividade, é necessário em primeiro lugar desenvolver uma análise de riscos e de comportamento do ambiente de trabalho.

O PMO tem a função de realizar essa identificação, com análises completas e contínuas sobre todos os riscos envolvidos nos diferentes setores de atuação da sua empresa, desde os que envolvem fábricas ou até mesmo em ramos administrativos ou escritórios.

Para essa atividade, é necessário realizar o levantamento de informações sobre ocorrências de acidentes, histórico de doenças ocupacionais e também o que os funcionários pensam sobre segurança no trabalho.

  • Geração da Matriz de gravidade, urgência e tendência

O Project Management Office para Saúde e Segurança do Trabalho gera a Matriz de Priorização de GUT. Essa ferramenta tem como objetivo priorizar as ações de forma racional, levando em consideração os seguintes itens para escolher a tomada de ação menos prejudicial:

  • Gravidade: a intensidade, profundidade dos danos que o problema pode causar se não se atuar sobre ele
  • Urgência: o tempo para a eclosão dos danos ou resultados indesejáveis se não se atuar sobre o problema
  • Tendência: o desenvolvimento que o problema terá na ausência de ação.
  • Plano de ação

Por último, após os estudos e análises realizadas na empresa, o PMO cria um plano de ação. Esse documento descreve a visão sobre a Segurança e Saúde do Trabalho da empresa, através de políticas e diretrizes que devem ser seguidas, para garantir condições seguras para os trabalhadores.

Dessa forma, o plano de ações define os procedimentos para identificar e comunicar acidentes de trabalho e analisar as causas-raiz, executar inspeções ou auditorias sobre a conformidade dos requisitos exigidos pelas Normas Regulamentadoras (NR’s).

Por que contratar um PMO em Saúde e Segurança do Trabalho para sua empresa?

Como vimos anteriormente, o PMO desempenha funções cruciais para que os projetos de Saúde e Segurança do Trabalho sejam executados e obtenham resultados otimistas. Assim, é através de uma consolidação de metodologias de gestão de projetos que essas ações.

Então, se a sua empresa deseja ter menor índice de erros, com projetos de qualidade, alinhados aos objetivos da gestão, então é preciso fazer a implantação de um Project Management Office na sua organização.

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