A Saúde e Segurança do Trabalho é uma área bem complexa em uma empresa. É através da SST que são aplicadas as regras determinadas pela legislação, principalmente as Normas Regulamentadoras.
Gerir todos os processos que envolvem a Saúde e Segurança não é uma tarefa fácil, isso envolve muitos setores de uma empresa, com o acompanhamento de todos os funcionários e atividades que ocorrem no ambiente laboral.
Dessa forma, com o intuito de otimizar a gestão de SST, o PMO em Saúde e Segurança do trabalho possui um papel estratégico dentro das organizações, contribuindo para o alinhamento dos projetos relacionados a essa área.
Para esclarecer suas dúvidas quanto essa estratégia de gestão, nesse artigo abordaremos os seguintes tópicos:
- O que é o PMO?
- Funções do PMO na saúde e segurança do trabalho
- Por que contratar um PMO em Saúde e Segurança do Trabalho para sua empresa?
Acompanhe a leitura!
O que é o PMO?
O Project Management Office (PMO), traduzido como Escritório de Gerenciamento de Projetos, é o departamento responsável por definir e manter os padrões de gerenciamento de projetos na empresa, a fim de otimizar o controle e a execução de propostas da organização como um todo ou de uma área específica.
De acordo com essa definição, o PMO pode ser aplicado em diversos setores dentro de uma empresa, desenvolvendo o papel de gerenciar de forma coordenada e centralizada as iniciativas do negócio.
Se tratando de um Project Management Office para Saúde e Segurança do trabalho, esse departamento ou prestador de serviços atua no acompanhamento dos indicadores de projetos, apoiando os gestores da empresa a tomar decisões. Além disso, dissemina boas práticas e metodologias para que as ações relacionadas a SST sejam aplicadas de acordo com as necessidades da empresa, cumprindo os requisitos da legislação.
Como funciona o PMO na Saúde e Segurança do Trabalho?
Em primeiro lugar, o Escritório de Gerenciamento de Projetos funciona como uma assessoria para a empresa. Essa terceira tem como objetivo prestar consultoria relacionada aos projetos de Saúde e Segurança do Trabalho, prestando serviços de gestão dos projetos que devem ser implementados na organização, ou atuar na adequação da estrutura de SST presente na empresa.
O Project Management Office é um negócio que tem alto conhecimento relacionado ao projeto, com experiência de casos semelhantes. Nesse sentido, os PMOs em Saúde e Segurança podem agregar na sua organização a vivência de outros projetos similares, a fim de garantir a melhor gestão para o seu negócio.
Entre as funções desenvolvidas por um PMO em Saúde e Segurança do trabalho podemos citar:
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Gestão de projetos
A aplicabilidade do PMO está diretamente relacionada com a gestão de projetos de Segurança e Saúde no trabalho. Para isso, a assessoria leva em consideração fatores relevantes a SST que estão intimamente relacionados a aspectos legais, normativos e comportamentais, de forma a controlar os riscos das atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho.
Os métodos adotados são lógicos e baseados em experiência, tendo por objetivo levar ao processo de decisão o que é necessário fazer, como fazer melhor e a forma de acompanhar o desenvolvimento e o progresso. Dessa forma, o PMO direciona a empresa para os objetivos estabelecidos.
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Administração de Segurança do trabalho
É atribuído ao Escritório de Gerenciamento de Projetos a Administração do SST. As atividades desenvolvidas nessa área são com o intuito de gerar uma melhor organização e melhoria do fluxo e processo de trabalho.
As funções administrativas são divididas em quatro pilares: planejar, organizar, executar e controlar. Nesse sentido, é com a boa administração que é possível cumprir a legislação exigida no país, com a atualização das documentações e procedimentos dentro dos prazos exigidos.
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Projetos em Saúde e Segurança do Trabalho
As políticas de Saúde e Segurança do trabalho estão diretamente relacionadas a outros indicadores do seu negócio, como despesas, reputação, engajamento, produtividade e organização. Se a sua empresa ainda não tem projetos de SST com programas de proteção contra acidentes, o PMO é um excelente auxílio técnico para desenvolver o seu projeto.
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Análise de risco
E por falar em Projetos em Saúde e Segurança do Trabalho, ao desenvolver esse tipo de atividade, é necessário em primeiro lugar desenvolver uma análise de riscos e de comportamento do ambiente de trabalho.
O PMO tem a função de realizar essa identificação, com análises completas e contínuas sobre todos os riscos envolvidos nos diferentes setores de atuação da sua empresa, desde os que envolvem fábricas ou até mesmo em ramos administrativos ou escritórios.
Para essa atividade, é necessário realizar o levantamento de informações sobre ocorrências de acidentes, histórico de doenças ocupacionais e também o que os funcionários pensam sobre segurança no trabalho.
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Geração da Matriz de gravidade, urgência e tendência
O Project Management Office para Saúde e Segurança do Trabalho gera a Matriz de Priorização de GUT. Essa ferramenta tem como objetivo priorizar as ações de forma racional, levando em consideração os seguintes itens para escolher a tomada de ação menos prejudicial:
- Gravidade: a intensidade, profundidade dos danos que o problema pode causar se não se atuar sobre ele
- Urgência: o tempo para a eclosão dos danos ou resultados indesejáveis se não se atuar sobre o problema
- Tendência: o desenvolvimento que o problema terá na ausência de ação.
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Plano de ação
Por último, após os estudos e análises realizadas na empresa, o PMO cria um plano de ação. Esse documento descreve a visão sobre a Segurança e Saúde do Trabalho da empresa, através de políticas e diretrizes que devem ser seguidas, para garantir condições seguras para os trabalhadores.
Dessa forma, o plano de ações define os procedimentos para identificar e comunicar acidentes de trabalho e analisar as causas-raiz, executar inspeções ou auditorias sobre a conformidade dos requisitos exigidos pelas Normas Regulamentadoras (NR’s).
Por que contratar um PMO em Saúde e Segurança do Trabalho para sua empresa?
Como vimos anteriormente, o PMO desempenha funções cruciais para que os projetos de Saúde e Segurança do Trabalho sejam executados e obtenham resultados otimistas. Assim, é através de uma consolidação de metodologias de gestão de projetos que essas ações.
Então, se a sua empresa deseja ter menor índice de erros, com projetos de qualidade, alinhados aos objetivos da gestão, então é preciso fazer a implantação de um Project Management Office na sua organização.
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